Hamster Sírio
Uma das raças de hamster mais conhecidas e mais populares entre os criadores e pet shops.
Hamster Sírio Angorá. http://www.flickr.com/photos/sualk61
Hamster sírio dourado. http://www.flickr.com/photos/annia316
Já fui testemunha de muitas destas discussões entre criadores e pesquisando em sites e conversando com veterinários uma coisa é fato: o hamster sírio NÃO divide seu espaço, mesmo na natureza. Com cerca de seis semanas de vida, os filhotes já tem que ser separados da mãe, pois pode haver briga por causa do espaço e por volta de oito a dez semanas, estes filhotes já têm que ser separados.
Lembro de ter visto uma cria de uma hamster de uma amiga e os filhotes estavam com cerca de cinco semanas de vida e vi um fato até que meio engraçado, pois quando um dos filhotes foi se aproximar da mãe, a própria chutou o seu filho com a patinha do tipo “Saia daqui e me deixe em paz”.
Por estes fatos, é válido que o hamster sírio é um ser anti-social, como o peixe betta, tendo a necessidade de ter o seu próprio espaço.
Então, caso decida criar um hamster sírio lembre-se desta regra fundamental, pois garanto, que se resolver juntar mais de um hamster sírio no mesmo espaço a briga será feita, podendo gerar até morte de um dos roedores.
Ah, ai você deve estar pensando, e para cruzar, como faço? Simples, mantenha o macho e a fêmea em gaiolas separadas e tente acostumar os dois um com presença do outro, através do cheiro. Pegue os dois e solte no chão e vá deixando que eles se conheçam até que decidam por si mesmos cruzarem. Não pode ser feito isso fora da época do cio. Veja mais em reprodução.
Uma dica para quem pretende cruzar é que seria ideal a fêmea seja menor e mais nova que o macho, assim a cópula será mais fácil para o nosso querido hamster.
E outro fato importante: os hamster sírios, tanto macho quanto fêmea, só podem cruzar apartir dos quatro meses de vida, portanto respeite este prazo. Se desejar cruzá-los, deixe-os em gaiolas separadas mas uma do lado da outra. Assim que a fêmea estiver no cio (veja reprodução) solte os dois e deixe cruzarem por si próprios. Supervisione.
Hamster sírio albino. Marina Avila
Mas não esqueça: HAMSTER SÍRIO É UM SER ANTI-SOCIAL, NÃO GOSTA DE DIVIDIR SEU ESPAÇO COM NINGUÉM!
Afinal, você não iria ver este lindo animalzinho numa briga, não é mesmo?
Tipos de coloração e pêlo mais conhecidas (não são raças ou espécies diferentes - são sírios, mas têm coloração diferentes!)
- Angorá (pêlos compridos)
- Angorá (pêlos compridos)
- Dourado (marrom, preto e branco)
- Panda (malhado de preto e branco).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Hamster Anão Russo
O roedor das duas faces.
Anão-Russo Campbells. http://www.flickr.com/photos/jpockele
É erroneamente chamado de hamster Chinês. (Veja mais aqui:Hamster Chinês ou Anão-Russo)
A primeira, a Campbell tem de 10 a 12 cm e por muitas vezes é vendido como hamster chinês em pet shops, pois sua cor principal é cinza e possui uma faixa cinza escura dorsal que vai do focinho ao rabo. Mas esta espécie também possui outras variedades como o albino (de olhos vermelhos), o branco (de olhos pretos), o opala, o preto, entre outras.
Anão-Russo Winter White. http://www.flickr.com/photos/nostri-imago
Em geral são menos tolerantes ao toque humano, tanto que não gostam muito de serem pegos toda hora (outra espécies de hamster desaconselhável para crianças) e tem tendência maior a morder.
Hamster anão-russo Campbells.
Seu tempo de vida é em torno de um a dois anos, podendo chegar a três.
Esta espécie em particular, é mais aconselhada a ser criada em terrários de plástico ou vidro, pois como são muito pequenos, podem escapar facilmente pela grade da gaiola.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Hamster Roborovski
Um ser um pouco desconhecido
Esta espécie de hamster em particular é rara e dificilmente é encontrada em pet shops. Na verdade, este é um animal que não é muito usado como bicho de estimação, por ser extremamente pequeno e de difícil manuseio.
Hamster Roborovski. http://www.flickr.com/photos/jpockele
http://www.flickr.com/photos/annia316
Seu tempo de vida, em relação a outras raças de hamster, é maior, cerca de três a três anos e meio.
Infelizmente, não se sabe muito a respeito deste hamster, por isso as informações sobre ele são vagas.
http://www.flickr.com/photos/akagami
No momento, está proibido de entrar no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário